Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Pilotos brasileiros já fizeram história nas tradicionais 24 horas de Le Mans

Melhor resultado obtido até hoje foi sétimo lugar geral em 1978; tricampeão da Fórmula 1, Nelson Piquet correu a prova em duas oportunidades, 2006 e 2007

O circuito é francês, mas a bandeira verde e amarela já tremulou muitas vezes nas 24 horas de Le Mans. Pilotos brasileiros - alguns famosos como Raul Boesel, Nelson Piquet, Christian Fittipaldi e Ricardo Zonta, e outros menos conhecidos como Fritz d’Orey e Bernardo Souza Dantas - também já fizeram história em uma das mais tradicionais provas de endurance do mundo. O primeiro capítulo brasileiro na competição aconteceu em 1935 e, em 2011, teremos mais três nomes já confirmados: Augusto Farfus, Thomas Erdos e Jaime Melo. Um roteiro com língua portuguesa, mas sotaque francês, em que se desenvolve um pouco da história do automobilismo.
- Eu estava dentro da sala de briefing e, atrás de mim, estava o Mario Andretti, que era um cara em fim de carreira, mas todo mundo sabe quem é, a importância que ele teve no automobilismo. E também tinha uns pilotos da Fórmula 1. Então, você vê uma série de pilotos com tradição, de várias gerações. A lembrança que eu mais guardo de Le Mans é essa de estar na sala de briefing com pilotos que você nunca imaginou dividir a pista - lembrou Max Wilson, campeão da Stock Car em 2010, que participou da pré-classificação de Le Mans em 2000.
Christian Fittipaldi em Le Mans (Foto: Getty Images)
Christian Fittipaldi é um dos brasileiros que já participaram das 24 horas de Le Mans
O primeiro brasileiro a competir em Le Mans foi Bernardo Souza Dantas. Parente do famoso senador Manuel Pinto de Sousa Dantas, o senador Dantas, que marcou a política nacional no século XIX, Bernardo disputou a prova em 1935, a bordo de um Bugatti Type 6, ao lado de Roger Teillac. Eles abandonaram a disputa e ficaram em 33º lugar. Um início um pouco decepcionante, mas foi aí que tudo começou. De lá para cá, 23 pilotos brasileiros já se aventuraram nos 13.650 metros do circuito de Sarthe.
O mais conhecido deles é Nelson Piquet. O tricampeão da Fórmula 1 correu em Le Mans em duas oportunidades: 2006 e 2007. Em ambas, pilotou um McLaren F1 GTR BMW e seu melhor resultado foi um oitavo lugar em 2006. O filho, Nelsinho Piquet, também acelerou em 2006 e terminou em nono lugar na classificação geral, quarto na divisão LMGT1, ao lado de Antonio Garcia e David Brabham.
Em 1978, um trio brasileiro fez história e conseguiu o melhor resultado do país nas 24 horas de Le Mans. Paulo Gomes, Marinho Amaral e Alfredo Guaraná Menezes terminaram em sétimo lugar geral e em segundo no grupo 5. Com a infra-estrutura de uma equipe francesa, os três aceleraram a bordo de um Porsche Turbo. Um resultado nunca esquecido por Paulão, tetracampeão da Stock Car.
- Tinha mais ou menos uns 16 pilotos de Fórmula 1 correndo na época. Foi uma corrida em que eu me realizei como piloto, foi ótima. Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida de piloto - lembrou.
Ricardo Zonta em Le Mans (Foto: AFP)
Ricardo Zonta comemorou seu terceiro lugar em Le
Mans com um banho de champagne
Ex-pilotos de Fórmula 1, Christian Fittipaldi e Ricardo Zonta também competiram nas 24 horas de Le Mans. Os dois brasileiros também veem a competição como uma das mais importantes da carreira.
- Eu estive lá duas vezes: em 98, quando eu era contratado da equipe Mercedez e era o retorno dela a Le Mans, só que, depois de três horas, os nossos dois carros pararam por problemas técnicos. E em 2008, eu voltei com a Peugeot, mas o (Christian) Klein rodou quando estavámos liderando e a gente perdeu três voltas. Em Le Mans, isso significa quase cinco minutos, é uma diferença muito grande. A gente terminou no pódio, fomos terceiro, na mesma volta do líder. Então, se não tivéssemos tido aquele problema, teríamos vencido a corrida - disse Zonta.
- Foi uma experiência muito legal, principalmente porque, quando era pequeno, assisti às 24 horas de Le Mans milhões de vezes. É exatamente igual, fiquei arrepiado quando cheguei lá pela primeira vez. Corri um ano de Saleen e dois de Aston Martin. Em ambos os casos me ligaram convidando, afinal estava afastado do automobilismo europeu - declarou Fittipaldi.
Antes de chegar à Stock Car, o paulista Xandinho Negrão passou por outras experiências, como na Fórmula 3 Sul-Americana, na GP2, na A1GP e na FIA GT. Além dessas divisões, Xandinho também tem no currículo uma participação nas 24 horas de Le Mans em 2008.
- Eu acho que é a principal corrida que eu já fiz na minha vida. Acho que tinha 250 mil espectadores. É inacreditável o circo que eles montam. Como tem os treinos na segunda e terça-feira, eu lembro que cheguei na pista no domingo, uma semana antes, e só saí no outro domingo. É muito cansativo, mas é incrível. É uma corrida que vai ficar na minha memória - destacou.
Na temporada 2011, apenas três brasileiros irão competir em Le Mans: Augusto Farfus e Jaime Melo na classe LMGTE Pro e Thomas Erdos entre os 11 carros da LMP2. Paulão Gomes e Christian Fittipaldi mandam um recado para os conterrâneos.
- Aproveitem toda a atmosfera de Le Mans, que é uma maravilha. Vivam o momento com intensidade. As provas mais tradicionais do mundo são as 500 milhas de Indianópolis e as 24 horas de Le Mans. Sentir aquilo é maravilhoso, é indescritível - destacou Paulão.
- Seu maior concorrente é você mesmo. É uma prova solitária, porém dura e muito prazerosa se chegar bem no final. Com certeza é uma das melhores que já corri - finalizou Christian.


24 horas de Le Mans Augusto Farfus (Foto: Getty Images)
O paranaense Augusto Farfus será um dos brasileiros nas 24 horas de Le Mans 2011